People, chegamos a nossa última, mas não menos importante liga do velho continente, La Liga. Um campeonato onde há um duelo entre o que muitos consideram os maiores clubes de futebol no mundo
Esta é uma das ligas mais emocionantes da Europa, aqui temos dois dos maiores clubes do mundo e alguns coadjuvantes, que seriam estrelas em várias outras ligas deste planeta. A La Liga Santander (por questões de patrocínio) é considerado o melhor torneio nacional da Europa de acordo com o coeficiente da UEFA nos últimos 5 anos. Sem dúvida as grandes estrelas desta liga são os incríveis Real Madrid e Barcelona. Mas, porém, todavia, veja bem, vamos ao início.
O campeonato teve sua primeira temporada em 1929 e começou modesto em número de participantes, apenas 10. Neste ano inaugural, o campeão foi o Barcelona. Em seu início, nos anos 30, o time dominante era o Athletic Bilbao com 4 títulos e 2 vices nesta decada. Como em muitos países europeus, a La Liga também sofreu com guerras, neste caso, a Guerra Civil Espanhola de 1936-1939. A década seguinte trouxe bons frutos para clubes como o Valencia e o Barcelona, ela também marcou o começo do Atlético de Madri, que entrou um pouco sem querer na Liga depois que um dos times teve seu campo devastado por causa da guerra e ganhou o título em seu ano de estréia e depois em 1941.
Já nos anos 50, o Real Madrid e o Barcelona começaram a mandar na La Liga. Nesta década, cada time ganhou 4 títulos! Era um caminho sem volta, embora o Atlético de Madri e o Athletic Bilbao tenham um título cada nestes anos, não tinha para mais ninguém. Tanto não tinha para ninguém que depois nem para o Barcelona era capaz de competir com o Real.
O Real Madrid se tornou o time a ser batido após conquistar 14 títulos em 20 anos, seus vizinhos em Madrid conquistaram 4 títulos nesta época, o Barça somente um título entre os anos 60 e 80 com aquele super time de Cruyff.
Este moço meio desconhecido, um tal de Johan Cruyff (notem o alto nível de sarcasmo nestas palavras) foi um presente dos céus para o Barcelona Ele foi campeão com o time catalão como jogador em 1974 e depois voltou como técnico e revolucionou o futebol de uma maneira geral, introduzindo Total Football. Aí não tinha como acompanhar o Barcelona, eles davam com nó tanto na cabeça dos adversários, quanto dos técnicos que nao sabiam mais o que fazer. Cada jogador fazia um pouco de tudo , não ficavam onde deveriam. Resultado: um dream team que contava com Romário, Michael Laudrup, Hristo Stoichkov, Ronald Koeman, Andoni Zubizarreta e José Maria Bakero além de crias da casa como Pep Guardiola, Albert Ferrer e Guillermo Amor.
Maaaaaas veio novamente o Real Madrid para por água na cerveja (ou melhor na sangria) do Barcelona e em 1995 o time de Madrid venceu a La Liga (de novo). Mas logo o Barça voltou a vencer sob o comando de Louis van Gaal e seguiu a ordem no universo.
A Virada do século também trouxe um certo desalinhamento na ordem cósmica da La Liga. O Deportivo la Coruña ficou entre os top 3 três anos seguidos e ainda se tornou o nono time a vencer uma Liga. Mas assim como em décadas anteriores, o Real ganhou título para caramba com 4 da La Liga e 2 Champions entre 2000 e 2010. Hoje em dia, o Barcelona e o Real Madrid seguem disputando entre eles para ver quem é o melhor da Espanha, da Champions e do mundo.
Nossa que legal tudo isso, mas será que o futuro é tão grande quanto seu passado? É, e ele parece ser muito mais legal. Os clubes espanhóis jogaram a Super Copa da UEFA e mesmo com a temporada no comecinho, já foi um dos melhores jogos. O Atlético de Madrid (campeão da Liga Europa) venceu o Real Madrid (campeão da Champions League) por um sonoro placar de 4 x 2 e começou a temporada 2018-2019 com tudo.
Um último ponto que vale destacar é a ligação que a La Liga possui com o Brasil. Além de nomes já reconhecidos como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Rivaldo, Roberto Carlos, Diego Costa e Neymar (claro que a quantidade de brasileiros é muito maior, só mencionei alguns) há também o investimento em jovens talentos de terras tupiniquins (e que investimentos). O Real Madrid pagou 45 milhões de euros no Vinícius Júnior (ex-Flamengo) e MAIS 45 milhões de euros no Rodrygo (Santos)! O Barça também não está muito atrás, investiu 41 milhões de euros para tirar o Malcom da Roma e mais 30 milhões no Arthur (ex-Grêmio).
E então people, vamos acompanhar mais uma temporada de uma das melhores (considerada na verdade a melhor) ligas do mundo?