Você conhece os times da Major League Baseball?

Breadcrumb Navigation

Esses dias começou a mais nova temporada da Major League Baseball e é muito legal ver como as tradições seguem vivas nesta que é uma das ligas mais ricas do mundo. São muitos e muitos anos de tradição, 113 anos na verdade, e 30 equipes fazem parte do espetáculo. Você conhece todos os times? Sabe porque o Chicago Cubs tem o nome que tem ou qual a história por trás do nome do Pittsburgh Pirates? 

Vamos então descobrir a origem do nome de todos os times da MLB:

  • Baltimore Orioles: Fundado em 1901 na cidade de Milwaukee como os Brewers. Em 1902 se mudou para St. Louis no estado de Missouri e adotou o novo nome de Browns. Ficou em St. Louis até 1954 quando foi vendido e o novo dono mudou para Baltimore, Maryland e adotou o nome de Orioles, o pássaro oficial do estado.  
  • Arizona Diamondbacks: Por muito tempo, as pessoas queriam um time de baseball em Phoenix, no estado de Arizona. Jerry Colangelo estava tão confiante que iria conseguir uma vaga de expansão que no dia 13 de fevereiro de 1995 comprou um anúncio de página inteira no jornal local e pediu sugestões para o público sobre qual seria o nome do novo time. O nome vencedor foi Diamondbacks, uma cobra típica da região conhecida por injetar bastante veneno de forma muito rápida. O time realmente foi aceito como time de expansão em 1995 e teve sua temporada de estreia em 1998.
  • Boston Red Sox: Esse é um pouco mais complicado pois na verdade não é o primeiro time a ter o nome. Até mais ou menos 1907, o time de Boston ainda não tinha um apelido oficial, sendo conhecido apenas como “Americans”, pois jogava na Liga Americana da MLB e era uma maneira encontrada de se diferenciar do outro time da cidade. Foi o dono do time na época, John I. Taylor que decidiu usar uniformes com detalhes e meias bem vermelhas. Depois de muito vai e vem, John I. Taylor optou simplesmente por Red Sox (meias vermelhas) em 1908, nome usado até hoje.
  • Atlanta Braves: Time originalmente de Boston fundado em 1871 foi para Milwaukee em 1953 onde ficou até 1959. O nome foi carregado desde sua época em Boston quando em 1912 o presidente do clube optou pelo nome “Braves” em homenagem ao então dono na época James Gaffney que fazia parte do Tammany Hall, conhecidos como “Braves”. Em 1966 o time se muda para Atlanta onde está até hoje.
  • Chicago White Sox: Começa como um time amador da cidade de Sioux City, no estado de Iowa. Charles Comiesky (ex-jogador) compra o time, na época conhecido como Cornhuskers e o muda para St. Paul, Minnesota. Em 1900, Comiesky mudou novamente o time, dessa vez para Chicago. Com a mudança de cidade, veio a mudança de nome de Cornhuskers para White Stockings. Como os jornais da época já usavam a versão “White Sox” mais curta do nome, o time resolveu mudar de vez em 1903.
  • Chicago Cubs: Agora temos aqui o outro time de Chicago que é de 1870 e na verdade é o primeiro time a ser chamado de White Stockings (o time de cima que roubou o nome). No final do século XIX e começo do XX, o time era conhecido (não oficialmente) como Colts e depois que o chefe Cap Anson saiu era chamado de Orphans (órfãos). O nome Cubs parece vir dos jornais da época que usavam o termo para descrever times com jogadores mais novos que a média. Em 1907 o time virou oficialmente o Chicago Cubs e no ano seguinte ganhou a World Series.   
  • Cleveland Indians: Esse é um pouco mais polêmico. Muitos grupos pediram e 2021 será o último ano do time com o nome Indians. O time em si foi fundado em 1901 e já foi chamado de Blues e Broncos. De 1903 até 1911 era conhecido como os Naps por causa do jogador na época, Napoleão Lajoie. Depois da saída do jogador, houve uma procura pelo novo nome da equipe e os jornais usavam Indians, teoricamente para homenagear o Louis Sockalexis, jogador do time na época que eram conhecidos como Spiders e que fazia parte da tribo Penobscot, mas não temos muita certeza se é por isso mesmo.
  • Cincinnati Reds: Esse foi o primeiro time a usar o nome Red Stockings. Essa é a equipe profissional mais antiga dos Estados Unidos e também os primeiros a usarem meias vermelhas e eram conhecidos pelo seu nome original até 1870 quando o time acabou e um time de Boston adotou o nome (e pior que esse time não é o Red Sox que conhecemos hoje, mas como vimos lá em cima, hoje é o Atlanta Braves). O time vai e volta algumas vezes, sendo até expulso da Liga uma época por vender cerveja no estádio. Quando o time finalmente se firma na MLB, os jornais passam a chamá-lo simplesmente de Reds (vermelhos) para não ser confundido com o time de Boston. Em 1911, a equipe se torna oficialmente o Cincinnati Reds.
  • Detroit Tigers: O time foi fundado em 1894 como um time amador de ligas menores. O time sempre foi um  pouco conhecido como os Tigers por causa da unidade militar da área de Detroit que tinha o apelido de Tigers e era bem participativa na comunidade do baseball. O primeiro jogo disputado pela Major League Baseball foi em 1901 contra o Milwaukee Brewers e a tradição do nome segue até hoje.
  • . Colorado Rockies: O time é um dos mais novos da MLB, surgindo no dia 5 de Julho de 1991 e garantiu sua vaga na liga pois não havia um time na região. O esporte é praticado na região desde o final do século XIX, mas foi apenas em 1993 que teve o primeiro jogo oficial da Major League. O nome em si é uma homenagem às montanhas da Cordilheira Rochosa (Rocky Mountains em inglês) que vão desde a província de Colúmbia Britânica no Canadá até o estado americano do Novo México.
  • Houston Astros: Fundado em 1962 o time era conhecido como Colts .45s. Teve um início bem meh em termos esportivos mas em 1965 inaugurou o estádio Astrodome (nome em homenagem à importância da cidade de Houston para o programa espacial), o primeiro com teto retrátil do mundo. Para dar um ar mais moderno e também para se aproximar tanto do estádio e da importância aeronáutica da região, o time mudou de nome para Houston Astros em 1965.
  • Los Angeles Dodgers: O time é originalmente do bairro Brooklyn de Nova York no ano 1883. No começo, a equipe não tinha um nome fixo, mas adotou Dodgers oficialmente nos anos 30. O nome surgiu pois naquela época os trilhos do trem no bairro eram um verdadeiro Deus nos acuda e as pessoas tinham que desviar tanto dos vagões quanto dos trilhos em si, por isso Dodge (desviar). Antes ir para a cidade de Los Angeles, os Dodgers já faziam parte dos livros de história quando contrataram Jackie Robinson, o primeiro jogador negro da era moderna moderna nos anos 40. Em 1957, o time se muda para a Califórnia e se torna o primeiro time da costa oeste e mantém até hoje o nome Dodgers.
  • Kansas City Royals: Mais um time dos anos 60 (1969 na verdade) a se juntar a MLB. Muitos acreditam que o nome está ligado à realeza mas na verdade está ligada com a grande indústria agropecuária e a linhagem de gado American Royals. A cidade de Kansas City, no estado de Missouri, tem uma forte ligação com a indústria e depois de feito um concurso público na cidade, o nome escolhido foi Royals. Aqui em terras Brasileiras, o time tem um lugarzinho especial no nosso coração, pois o nosso compatriota Paulo Orlando foi campeão da MLB em 2015.
  • Los Angeles Angels: Essa foi a primeira equipe criada na costa oeste em 1961. Desde o começo, o time se batizou com o nome da cidade (Los Angeles significa Os Anjos em espanhol e The Angels em inglês). Em 1965 se torna o California Angels e no ano seguinte se muda para a cidade de Anaheim, na região da grande Los Angeles, depois de ser comprada pela Disney. Em 2005, vendido novamente, muda de cidade e  nome e se torna o Los Angeles Angels of Anaheim.
  • Milwaukee Brewers: Como vimos anteriormente, essa não  é a primeira equipe com esse nome. O time original, um dos fundadores da MLB, hoje é o Baltimore Orioles. O nome Brewers (cervejeiros em inglês) vem dos alemães que se instalaram na região e trouxeram com eles seus conhecimentos da cerveja. O time que chamamos hoje de Milwaukee Brewers veio de Seattle (antigo Seattle Pilots) em 1970 quando foi comprado por Bud Selig e levado para Milwaukee.
  • Minnesota Twins: Originalmente o Washington Senators, foi fundado em 1901. Foi para Minnesota em 1961 onde adotou o nome Twins. Esse nome, que pode nos parecer um pouco estranho, é na verdade o apelido dado para a capital do estado, St. Paul e sua cidade “gêmea” Mineápolis.
  • New York Mets: Essa equipe faz uma homenagem a vários times da cidade de Nova York. Inaugurado em 1962, o New York Metropolitan Baseball Club usa o nome “metropolitans” por causa de um time da cidade  que existiu entre 1880 e 1887. Suas cores também são inspiradas em outras equipes da cidade, o azul vem do antigo NY Dodgers e o laranja vem do antigo NY Giants.
  • New York Yankees: O time começou oficialmente em 1901 como Baltimore Orioles. O plano inicial era que a equipe fosse de Nova York, mas o dono do Giants (time que ficava em Nova York na época) era contra ter mais um time na cidade. A equipe não durou muito em Baltimore e em 1903 já estava em Nova York com o nome de Highlanders. Pelo fato da equipe jogar na Liga Americana, muitas vezes era chamada de Americans ao invés de seu nome oficial. Em 1904, o editor do New York Press Jim Price, chamou o time de “Yankees”, nome muito usado nos Estados Unidos para referir aos próprios americanos, principalmente aqueles vindos da região da Nova Inglaterra. O nome pegou de uma tal maneira que em 1913 o time adotou Yankees de forma oficial. 
  • Philadelphia Phillies: Time mais antigo a se manter em uma cidade com o mesmo nome na Liga. A equipe começou oficialmente como os Philadephians, o que ficava um pouco difícil de encaixar nas páginas dos jornais na época. Assim, os jornais os chamavam de Quakers ou somente de Phillies. A equipe incorporou o nome Phillies em 1890 e continua assim até hoje.
  • Oakland Athletics: Começa como um time amador nos anos de 1860 quando foram apadrinhados pelo Athletic Club of Philadelphia (na época o time era da cidade de Philadelphia). Eles se tornam profissional em 1875, porém o nome continua como Athletics. Tiveram algumas boas temporadas na cidade e se mudaram para Kansas City em 1955 onde permaneceram até 1967. Em 1968 vão para a cidade de Oakland, na Califórnia e continuam com o nome de Athletics, ou simplesmente, A’s.
  • Pittsburgh Pirates: A cidade de Pittsburgh tem um time profissional desde o dia 15 de Abril de 1876, o Pittsburgh Allenghenys (nome de um bairro da cidade). O time participou de ligas menores e se tornou parte da Liga Americana da MLB em 1882, eventualmente migrando para a Liga Nacional em 1887. Seus primeiros anos como profissional foram bastante difíceis e a situação ficou pior ainda em 1890 quando o time perdeu vários jogadores para a nova Liga de Jogadores. Quando a liga nova acaba depois de apenas 1 ano, ficou entendido que os jogadores iriam voltar para os times que estavam antes. O manager do Pittsburg, porém, assina com Lou Bierbauer que não tinha contrato assinado com o seu antigo time, o Philadelphia. Essa atitude foi chamada de atitude de pirata e em 1891, o time de Pittsburgh se apelida de Pirates.
  • Seattle Mariners: Os Mariners (ou marinheiros em português) são uma franquia de expansão que começou em 1977. Os donos do time abriram um concurso para dar um nome à nova equipe e o nome foi escolhido entre os mais de 15000 participantes. A parte misteriosa desse concurso é que até hoje, o vencedor não apareceu para receber o seu prêmio. Depois de várias tentativas para entrar em contato com Roger Szmodis, que deu o nome de Mariners para o novo time, ninguém sabe onde ele está.
  • San Diego Padres: A primeira temporada oficial do time foi em 1936 quando o time se mudou para a cidade de San Diego. A equipe tornou-se parte da Major League Baseball apenas em 1969. O nome ‘Padres’ é uma homenagem à cidade onde está localizado pois foi fundada por religiosos espanhóis durante a colonização da Califórnia no final do século XVIII.   
  • Tampa Bay Rays: Quando o time surgiu na década de 90, não se sabia muito bem qual seria o seu nome. O dono queria o nome de stingrays mas já havia um time com o nome. Sendo assim, o nome escolhido foi Devil Rays mas gerou críticas de fãs mais religiosos por causa de sua associação com o diabo (devil). Em 2007, o nome mudou apenas para Rays, que ainda lembrava bem o nome original mas também lembra o raio de sol, algo muito ligado ao estado da Flórida.
  • San Francisco Giants: Assim como o Dodgers, o time começou na cidade de Nova York, mas como os Gothams em 1883. Em 1885, depois de uma vitória considerada gigante (Giant), o nome Giants pegou e o time trocou o nome de Gotham para Giants. A equipe fica em Nova York até 1958 quando se muda para São Francisco e mantém o seu nome.
  • Texas Rangers: O time na verdade começa como a segunda versão do Washington Senators em 1960, mas não fazia muito sucesso nem dentro nem fora de campo. O dono do time, Bob Short, estava com muitas dificuldades para manter o time e viu muitas vantagens em mudar o time da capital americana para a cidade de Arlington, no Texas em 1971. Com a mudança de cidade, veio também a mudança no nome, pois o nome Nationals sempre foi muito associado à Washington D.C. Quando chegou a hora de adotar um novo nome, Bob Short opta por homenagear o estado e sua polícia mais famosa, os Rangers, sendo conhecido como Texas Rangers.
  • St. Louis Cardinals: Esse time é considerado um dos fundadores da Major League Baseball, participando da primeira temporada como o St. Louis Perfectos. Mesmo naquela época, o time usava as cores que usam até hoje, principalmente as meias vermelhas. Como muitos já chamam o time de cardinals (cardeal, como o pássaro vermelho), em 1900 o nome mudou oficialmente para St. Louis Cardinals.
  • Toronto Blue Jays: O único time fora do Estados Unidos, a equipe começou a fazer parte da Liga Americana em 1976. Em um concurso com mais de 4000 participantes, 150 deles sugeriram o nome Blue Jays.
  • Washington Nationals: A capital americana tem uma forte ligação com o baseball, mas acabou ficando sem time nos anos 60. Depois de muito vai e vem, em 2005 ficou acordado que o time de Montreal, o Montreal Expos, iria para Washington D.C. Para dar nome ao novo time, os donos da franquia se inspiraram no Washington Nationals Baseball Club (fundado em 1859, hoje o Minnesota Twins) e hoje são apenas o Washington Nationals.
  • Miami Marlins: Em 1991, a Flórida ganhou um novo time da MLB e teria seu jogo inaugural em 1993. A escolha do nome do time foi um pouco complicada. O dono do time na época, H. Wayne Huizenga, queria o nome Flamingos mas foi convencido pela própria liga a trocar. Huizenga então lança um concurso para o público escolher o nome mas, não gostou do nome que ganhou, os Manatees (peixe-boi). Depois de algumas discussões, chegaram no nome Panthers mas por ironias do destino, um time da Major League Hockey do mesmo estado já havia escolhido. Por fim, diz a lenda, que o nome Marlins veio para Huizenga durante uma viagem de pesca inspirado no peixe espada que tem no estado.

Tomara que consegui mostrar bem como os times da Major League Baseball conseguiram seus nomes. Acho muito interessante observar como nas ligas americanas os times mudam e nome e de cidade com uma certa facilidade e um time que conhecemos hoje na verdade é bem mais antigo que parece.

Para quem gostaria de ler um pouco mais sobre a liga e o esporte em si, vocês podem ler o meu artigo: http://maverickesportes.com.br/baseball-do-estados-unidos-para-o-mundo-2/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.