O Futebol Volta ao Velho Continente Parte 2: A Ligue 1

Breadcrumb Navigation

Oi People, bem vindos de volta! Como mencionei no post anterior, este será sobre o campeonato francês, a Ligue 1, ou melhor, a Ligue 1 Conforama (por questões de patrocínio).

 

Mas como começou o campeonato da atual campeã do mundo? Qual foi o começo do campeonato de futebol da terra de Zinedine Zidane e Kylian Mbappé? A Liga começou em 1932 (uma das mais antigas da Europa) e no primeiro ano era chamado de National, depois passou a ser chamado de Division 1 até 2002 quando recebeu o nome que conhecemos hoje: Ligue 1.

 

Antes desta troca-troca de nomes, não havia um campeonato unificado, mas uma série de campeonatos regionais. Mas, porém, todavia, esta organização não foi sem suas dificuldades e discussões. Clubes do norte e do sul do país não se entendiam  de maneira alguma e muito se discutia sobre as 3 regras básicas (os 3 mandamentos podemos dizer) deste novo campeonato francês. Eles são:

Mandamento 1: Terás resultados positivos na temporada anterior. Era difícil definir o que foi um resultado positivo na temporada anterior, pois antes do ano 1 os campeonatos regionais eram beeeem diferentes uns dos outros).

Mandamento 2: Terás retorno financeiro suficiente para equilibrar as suas contas (basicamente, o clube teria que conseguir ganhar dinheiro suficiente sozinho para  pelo menos se manter).

Mandamento 3: Contratarás pelo menos 8 jogadores profissionais (aqui demonstra como mesmo em 1900 e guaraná com rolha a França se preocupava com o processo profissional de sua liga).

 

O campeonato correu bem de 1932 até o início da segunda guerra. Como nesta época a França enfrentava grandes dificuldades e a Ligue de Football Professionel (LFP) (a liga que organiza o campeonato) decidiu soltar um pouco as rédeas e abriu mão do campeonato nacional (já que realizar qualquer viagem de grandes distâncias para o padrão europeu era impossível), também retirou a obrigação de ter uma quantidade mínima de jogadores profissionais no time. Por causa deste período conturbado e a volta de campeonatos locais, não há campeões oficiais de 1939-1945.

 

Fast foward para o século 21 e temos uma das novas potências futebolísticas da Europa (em termos de campeonatos nacionais, pois em talento ou seleção já sabemos de sua força) e conta com o jogador mais caro da história, o Neymar, contratado pelo Paris Saint-Germain para a temporada 2017-2018 por nada menos de 220 milhões de euros. Nos últimos anos clubes como o Mônaco e o Bordeaux tem tido boas atuações na Ligue 1 e até mesmo em campeonatos internacionais.

 

Mas o que podemos esperar para esta temporada? O maior clube da França hoje, o PSG, é naturalmente o que chama mais atenção. Renovaram com o Neymar e já contam com um elenco recheado de brasileiros da seleção como o Dani Alves, o Thiago Silva e o Marquinhos além de também ter o garoto maravilha, o Kylian Mbappé e um dos maiores goleiros da Europa, o Gianluigi Buffon. Esta temporada também apresenta uma novidade muito importante para a Ligue 1, o uso do VAR que, embora ainda um pouco polêmico e às vezes anda a passos de tartaruga, pode ser um grande aliado na busca por justiça no futebol.

 

Ansiosos para esta temporada?  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *