Olá people! Nesta parte 3 da nossa querida série sobre alguns dos principais campeonatos europeus.
Mamma mia ma que bello! Sim gente mas que campeonato mais lindo este da bela terra que é a Itália. Foi aqui que o nosso Ricardo Izecson (vulgo Kaká, que ainda bem que deram este apelido para o moço porque nossa!) foi coroado melhor jogador do mundo em 2007 jogando com o Milan e, ali do ladinho, a Internazionale deu ao Brasil o seu terceiro imperador (D. Pedro I, D. Pedro II e Adriano). Aqui também lembramos de momentos não tão agradáveis como a lesão gravíssima de Ronaldo fenômeno, que enquanto víamos ele em campo segurando o joelho e chorando, parece que estávamos todos chorando com ele.
Agora vamos que vamos ao o que mais interessa, a Serie A TIM (por questões de patrocínio). A temporada de 1929-1930 foi a sua temporada de estréia e como muitas ligas européias as disputas de futebol eram regionalizadas antes de sua formação oficial. A segunda guerra mundial também teve seu impacto no campeonato italiano. Esta época de tanta turbulência impossibilitou o campeonato nacional então a temporada de 1945-1946 foi disputada apenas por campeonatos regionais.
Com um campeonato forte, os times também conseguem boas colocações em torneios internacionais tanto que os times italianos detém o recorde de mais aparições em finais da Champions League, com 27 disputadas e 12 conquistas. Além de, claro, chegar na final da Champions até dizer chega, a Serie A também detém o recorde de liga com maior número de vencedores do Ballon d’Or.
Mas para os participantes da Serie A o mais é o scudetto, nome dado ao título ao campeonato e ganhou este nome por causa de um escudo que o campeão usa no uniforme até que o próximo campeão venha e tome do atual. A equipe que possui mais escudinhos lindos em seu repertório é a Juventus com 33 títulos e empatados em segundo lugar, a Inter e o Milan com 18 cada.
Mas acontece que recentemente, o campeonato de uma maneira geral tem dado uma caída. Os times estão com dificuldades para manter o alto nível técnico e o único time que conseguiu investir em seu elenco e em estratégia de marketing, a velha senhora, está em busca de seu oitavo título seguido.
Falando na Juventus, este sim fez questão de encher o elenco com gente grande, entre eles o melhor jogador do ano, o robozão, o Cristiano Ronaldo. Mas não só do gajo vive a equipe de Turim, ela contratou o defensor Bonucci e oficialmente comprou o nosso Douglas Costa por uma quantia até que razoável de dinheiro. Por outro lado, perdeu um dos maiores ícones não só de sua torcida, mas de seu país, o Gianluigi Buffon.
Outro time que também perdeu alguns de seus maiores jogadores foi a Roma, que vendeu o Alisson por uma quantia recorde (durou uma semana mas mesmo assim por esta semana foi o goleiro mais caro de história). O time da Cidade Eterna também tomou um belo de um chapéu ao tentar contratar o brasileiro Malcom, que quase pisando no avião para ir para Itália, deu meia volta e foi para o Barcelona (nossa que situação). Depois deste episódio, porém, usaram as redes sociais para anunciar com ironia a contratação de N’Zonzi (campeão do mundo com França), uma demonstração que mesmo com o olé que tomou do brasileiro, eles conseguem usar isto como estratégia de marketing.
Os times de Milão tem dado umas cambaleadas nestes tempos, o Milan sofreu uma punição pesada onde não poderia participar de competições internacionais por alguns anos, mas foi anulada uns dias depois fazendo todo torcedor suar a toa. Mas o rossoneri foi para o mercado dar uma olhada e ver o que tinha de interessante e trouxe o argentino Gonzalo Higuaín para o San Siro. Mas parece que esta temporada foi a de grandes nomes na diretoria como a volta do Maldini e a manutenção do Leonardo além de especulações de Kaká uma uma função de gestão. Já a Inter foi mais cirúrgica com suas contratações, acertou o empréstimo do senegalês Baldé e manteve sua base para esta temporada. Muito mais se fala neste time em termos de especulações como uma (já impossível) ida de Modric para a neroazzurri.
Bom people, o que vocês acham deste campeonato que ainda não tem uma televisão brasileira para a transmissão dos jogos (para quem tem o canal, é possível acompanhar quase todos os jogos pela Rai, o canal de tv italiano da tv à cabo)? Eu acredito que é um dos mais legais para acompanhar pois eles promovem uma atmosfera de jogo similar aos campeonatos sul americanos e ainda possui times com bom nível técnico e boas disputas. Vamos acompanhar?