O campeonato brasileiro de 2023 tecnicamente foi dos melhores? Não. De verdade. Apesar da disputa de pontos acirrada o ano todo, o nível técnico de uma maneira geral é baixo. Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, não tem como negar as altas emoções durante toda a temporada. Sendo assim, quem foi bem? Quem foi um desastre? Quem teve a temporada na média? Vamos lá:
Melhores do BR23
- Palmeiras: Novamente campeão, a equipe comandada por Abel Ferreira mostrou que não podemos desistir. Mesmo 14 pontos atrás na tabela, a equipe entendeu que é importante fazer o seu trabalho com seriedade e determinação. Não parou de jogar um minuto e viu uma luz no fim do túnel. O Palmeiras foi campeão do Brasileirão de 2023 com toda autoridade.
- Atlético MG: Com a medalha de bronze, o Galo está com uma equipe bem encaixada para 2024. A equipe comandada por Felipão está bem treinada e possui um bom encaixe.
- Grêmio: Subiu da Série B para ser o vice-campeão com apenas 2 pontos de diferença do Palmeiras. O time de Porto Alegre vai perder o seu principal jogador ano que vem já que Suarez vai para a MLS mas Renato Gaúcho se mostrou mais que preparado para montar uma boa equipe.
Na média
- Athletico PR: Investe e está com a equipe sólida já a alguns anos. Irá jogar a pré Libertadores com boas chances de chegar na fase de grupos.
- Flamengo: O 4 colocado geral, falhou em momentos chaves na temporada. A equipe agora terá um 2024 com todas as oportunidades para ter um ano de sucesso. A equipe carioca também tem a vantagem de um planejamento com um técnico com boa habilidade para montar elencos.
- Red Bull Bragantino: Um time novo e ao mesmo tempo tradicional, o Red Bull Bragantino teve um bom Brasileirão e assegurou a sua vaga para a pré Libertadores. Ainda podemos ver muitas coisas da equipe de Bragança Paulista.
- Fluminense: Teve a sua atenção dividida na conquista da Libertadores. No Brasileirão, não correu riscos e ficou bem assim, no meio da tabela.
- Fortaleza: Tomou alguns sustos no meio do ano mas irá novamente disputar a Sul-Americana onde é o atual vice-campeão.
- Cuiabá: A equipe não teve grandes emoções e vai jogar a Sula. Alguns na verdade podem até falar que a campanha do Cuiabá foi surpreendente pois era considerado um dos principais candidatos ao rebaixamento, mas eu acredito que a temporada foi dentro do esperado.
Alerta!
- Corinthians: um ano desastroso para o Timão, a equipe do Parque São Jorge flertou com o rebaixamento o ano todo.Irá disputar a Sul-Americana e Copa do Brasil em 2024 mas vai precisar reformular o seu elenco para não repetir os erros de 2023. Será um ano de grandes desafios para Augusto Mello, o novo presidente do Corinthians.
- Internacional: assim como o Corinthians, ficou na parte de baixo da tabela. Precisa se arrumar para não ter um 2024 perdido.
- São Paulo: falando apenas de brasileirão, o ano do São Paulo foi mais complicado que o esperado. O time anda dando dor de cabeça em seu torcedor e está mostrando uma tendência preocupante.
- Bahia: com mais sorte que juízo nessa reta final de brasileirão, a equipe de Salvador comandada pelo Rogério Ceni precisava de uma combinação de resultados que aconteceu. 2024 promete para o Bahia, o mais novo time do City Group.
- Cruzeiro: Ronaldo não terá vida fácil em 2024. Depois de passar 3 anos na Série B, a equipe de BH não deu 1 dia de sossego para seu torcedor passando algumas rodadas dentro da zona de rebaixamento.
Decepção:
- Botafogo: se tivesse falado para o Botafoguense que o time dele ia para a pré-Libertadores depois de subir da Série B ele ia ficar feliz certo? Até que sim. Então qual o motivo do Fogão ser uma decepção? Por causa dele mesmo. Não há uma boa explicação para um time perder até o G4 depois de abrir 13 pontos de vantagem na liderança. Não tem desculpa.
- Goiás: o rebaixamento é um duro golpe para a equipe do Centro Oeste, principalmente considerando que o Atlético Goianiense subiu.
- Coritiba: Tenta bater de frente com o seu rival paranaense mas não consegue concorrer com o Furacão. Protagonizou uma das cenas mais lamentáveis do campeonato na Vila Capanema, junto com o Cruzeiro.
- América MG: Acabou virando o saco de pancadas do Brasileiro 23. Com apenas 24 pontos em 38 rodadas, o time de Minas Gerais até tentou, mas foi o lanterna do campeonato.
Catástrofe total:
- Santos Futebol Clube: Aconteceu o pior possível. Menos de 1 ano da morte do rei Pelé, o Santos foi rebaixado pela primeira vez. O time do litoral paulista dependia apenas de si para evitar esse vexame histórico, mas não conseguiu. Tinha a faca e o queijo na mão, mas a derrota para o Fortaleza em casa e as vitórias do Bahia e do Vasco sacramentou a queda do Santos. 2023 já não tinha começado da melhor maneira para o alvinegro praiano pois levou um susto até no Paulistão onde começou uma conversa de rebaixamento no estadual e no final de tudo não conseguiu nem passar para o mata-mata. Mas nada é tão ruim que não posso piorar, sabemos que nem vaga para a Copa do Brasil o Santos não conseguiu. Será um 2024 de apenas 2 torneios, o Paulistão e a Série B. Boa sorte Santos Futebol Clube.