O MUNDO CHORA PELO REI DO FUTEBOL

Breadcrumb Navigation

O esporte é uma língua universal. Não importa onde você nasceu ou viveu, qualquer pessoa pode praticar um esporte. Porém, nem um esporte é mais emocionante ou une mais as pessoas que o futebol. Apenas o futebol é capaz de conectar o mundo de forma tão apaixonante que não conseguimos segurar a emoção. Ele é tão engraçado que é capaz de separar e unir ao mesmo tempo. Torcedores de times como Boca Juniors e River Plate na Argentina não podem se ver pintados de ouro, mas se abraçaram nas ruas de Buenos Aires quando Messi levantou a taça em Doha. 

Mas hoje o futebol e o mundo todo chora. Choram pois o ídolo dos ídolos, Edson Arantes do Nascimento, faleceu. Sua vida como anônimo durou pouco, seu nascimento na cidade mineira de Três Corações, passando por Bauru no interior de São Paulo até Santos durou apenas 17 anos. Os atletas profissionais passam a carreira inteira tentando alcançar, Pelé conseguiu antes mesmo de completar a maioridade. Claro que a conquista do título da Copa do Mundo de 1958 poderia ter sido o ápice de sua carreira, um garoto no lugar certo, na hora certa com as habilidades certas. Mas Pelé estava apenas começando.

Pelé jogava de forma brilhante, basicamente por 2 times, o Santos e o Brasil. Pelo Santos, Pelé jogou 1116 partidas e marcou 1091 gols e pelo Brasil, disputou 113 jogos e marcou 95 gols. Nas considerações da FIFA, ele jogou 91 partidas e marcou 77 gols. Esse número é importante pois, pelas contas da entidade máxima do futebol, apenas em 2022 alguém alcançou essa marca (no caso Neymar).

Podemos entender Pelé com números? Até podemos, vamos lá: pelo Santos foi 10x campeão paulista, sendo artilheiro 9x seguidas, 2x campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes. O número mais impressionante de todos, porém, é o de 3 vezes campeão da Copa do Mundo. Ainda estamos para ver um jogador chegar perto. 

Mas acho que não percebemos quão importante Pelé é para o futebol. Há lances, dribles e jogadas feitas até hoje porque Pelé faz primeiro. A sua inteligência de jogo e conhecimento do esporte são o sonho de qualquer atleta até hoje. Se juntarmos a eficiência de Messi, a habilidade de Ronaldinho Gaúcho, o preparo do Cristiano Ronaldo e a inteligência de Guardiola podemos começar a entender quão completo era Pelé. Veja esse vídeo comparativo: https://www.youtube.com/watch?v=WuV4dvr96IM

 Mas Pelé não parou por aí, mas ele continuou como embaixador do futebol e ajudou o esporte a se tornar a paixão do mundo como conhecemos. 

O que mais posso dizer sobre o Rei do Futebol? Obrigado Pelé por ajudar a criar o futebol que tanto amamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.