A Copa do Nordeste tem um lugar especial na vida do torcedor da região. Ela representa o melhor futebol que o Nordeste tem e há um orgulho especial em dizer que o time é o campeão da Lampions League.
O futebol do nordeste normalmente não tem muitos representantes na principal divisão do futebol nacional, 2021 deve ser um ano um pouco mais forte nesse sentido com a participação de 4 equipes (Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport). Mas se não estes times, o único campeonato mais forte que os times disputam são os seus próprios estaduais, mas com a qualidade e a importância destes campeonatos diminuindo a cada dia, a Copa do Nordeste aumenta a sua influência.
A primeira edição oficial da competição foi em 1994, mas na verdade, já aconteciam alguns jogos e campeonatos antes disso. Mesmo depois dessa data, porém, as edições tiveram algumas pausas como a que teve 2003 e volta somente em 2013. Neste meio tempo, apenas 2010 teve uma edição do Nordestão.
Junto com esse vai e volta da competição, a premiação (além do troféu e do dinheiro) para a conquista da Copa do Nordeste também mudou bastante. Entre os anos de 97 e 99, o campeão garantiu uma vaga na extinta Copa Conmebol. Já entre 2014 e 2016, era garantida ao campeão uma vaga na Copa Sul Americana. Depois da mudança nas regras na competição da Conmebol, as edições entre 2017 e 2018 garantiram uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, junto com times que participaram da Libertadores. Desde o ano passado, porém, o campeão da Copa do Nordeste garante uma vaga para a terceira fase da Copa do Brasil.
Mas o ponto que considero mais interessante na Copa do Nordeste não é necessariamente a sua curta história, mas é na verdade o impacto que tem causado no futebol da região e como seus elementos de marketing fazem diferença.
O que quero dizer com a frase de cima?
A Copa do Nordeste possui elementos que acredito que faltam para as demais competições no Brasil. Veja (se desconsideramos 2020 e 2021 por causa da pandemia), a Copa do Nordeste realizou ações de marketing que muitas vezes não vemos aqui.
Uma das principais ações é o Tour da Taça. Ela acontece em alguns dos principais pontos de encontro das cidades onde passa. Isso não quer dizer necessariamente que a taça passe pelos locais mais turísticos, muitas vezes na verdade, ela passa por grandes centros comerciais como shoppings. O Tour da Taça é todo pensado para o público do nordeste e deve ir aonde eles vão.
Outro ponto interessante deste campeonato é o fato da bola ter um nome e uma marca própria. O seu nome oficial é Asa Branca e foi escolhido pelos torcedores em votação popular. O nome foi preservado mesmo depois da troca de patrocinadores da Penalty para a Topper. O desenho da Asa Branca muda constantemente, mas essa mudança é escolhida novamente pelos torcedores pelas redes sociais. Essa renovação constante da imagem mas nunca perdendo a essência é um dos principais atrativos da Copa do Nordeste.
Você vai falar que sim, vários outros campeonatos no Brasil também tem a bola própria e troféu próprio e isso é verdade, mas a Copa do Nordeste trabalha melhor com essas propriedades que outros campeonatos brasileiros. o Nordestão tem um troféu característico e de fácil identificação. A “orelhuda” como é chamada foi desenhada para ser semelhante ao troféu da Liga dos Campeões da UEFA mas uma diferença essencial. A grande diferença é que o troféu da Lampions é vazado e tem nove barras paralelas, cada uma representando um dos estados do Nordeste.
Agora, o ponto onde realmente a Lampions League é diferente de vários outros campeonatos aqui (fora claro do apelido charmoso), é o fato de ter um mascote oficial.
O bode conhecido como Zeca Brito é muito importante para as ações de marketing. Ele faz um papel importante na conexão entre a organização do campeonato e os fãs. Quando se tem um personagem de fácil identificação, se abre uma gama de possíveis ações de marketing e de ativações. O mascote também acompanha todo o campeonato e cria um ponto em comum com todos os torcedores da região.
Uma última parte que podemos considerar no marketing é a precificação. Aliado com uma política de precificação de ingressos compatível com o seu mercado (preço médio do ingresso na final entre Fortaleza e Botafogo – PB em 2019 foi de R $12,00) a Copa do Nordeste tem sido um sucesso de público com média inferior apenas aos campeonatos Paulista e Carioca.
Todos esses fatores permitiram que mesmo em um período tão complicado quanto esse que estamos vivendo a competição renovou e acertou com novos patrocinadores. Patrocinadores como o posto de combustível Ale e Nivea Men renovaram seus contratos e novas empresas como a Brahma e a Umbro firmaram parcerias para essa temporada. A evolução inclui também novos canais de transmissão como a SBT para a televisão aberta, a FOX para a televisão fechada e o Nordeste FC para o streaming, permitindo um alcance maior para além do território nordestino.
Esses pontos acima mostram como é possível ter um campeonato bem estruturado e que é atraente para o seu público sem alienar os outros. Nos mostra que podemos incorporar elementos que dão certo em outras ligas e ao mesmo tempo adaptar para a nossa realidade.