Baseball: Do Estados Unidos para o Mundo

Breadcrumb Navigation

Take me out to the ball game, take me out to the park!

Who`s On First – Abbott and Costello 

Oi people!

O final do mês de outubro tivemos a World Series, aquele momento que representa o pico da temporada da Major League Baseball (MLB). É um evento que cosegue parar os Estados Unidos de costa a costa e, muitos ficam grudados na televisão e torcendo a cada rebatida durante as 9 entradas.

Mas vamos falar um pouco sobre esta loooooonga história que tem este esporte considerado tão Americano quanto a sua bandeira. Aonde este jogo realmente começou não se sabe ao certo,  uma versão é que os soldados do norte dos Estados Unidos jogavam o “New York-style” baseball durante a Guerra Civil e logo, muitos outros começaram a praticar o esporte. A primeira liga que tentou organizar um pouco foi a National Association of Base Ball Players, que supervisionava principalmente o jogo amador. Com o passar dos anos, cada vez mais clubes amadores apareceram tanto que em 1867 já haviam cerca de 400 clubes. Apenas dois aninhos depois, em 1869, foi o ano de fundação do primeiro clube profissional do país, o Cincinnati Red Stockings.

A criação de um time profissional trouxe tensão entre os jogadores, organizadores profissionais e a Liga amadora. Desta confusão toda surgiu a National Association of Professional Base Ball (National Association (NA) para os íntimos) em 1871. Nos anos seguintes, times tradicionais como o Chicago Cubs e o Atlanta Braves foram fundados e também foi o período do fim da liga amadora.

Em 1876, foi fundada mais uma liga, a National League of Professional Base Ball Clubs (NL, como podemos ver nesta época os nomes eram bem parecidos) e mostrou que a liga já em vigor não era lá das mais eficientes. Enquanto a NA focava nos jogadores e adotava práticas como a obrigação de manter o calendário e os jogadores em sua folha de pagamento mesmo quando já eliminados do campeonato.

Ao longo dos anos, mais ligas concorrentes foram pipocando, uma das mais fortes foi a American Association (1882-1891) que na época era conhecida como a “Liga da Cerveja e Whiskey” pois permitia a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios. A NL e a American Association se uniram em 1892 e formaram uma liga profissional com 12 times que depois foi reduzido para somente 8 clubes em 1899. Como é possível imaginar, os clubes não gostaram muito de serem excluídos e formaram sua própria liga, a American League (AL) e assim também começou uma briga por jogadores, técnicos e até mesmo árbitros.

 Até aqui o esporte evoluiu bem, mas nem tudo foi um mar de rosas. Entre 1900 até cerca de 1919, o baseball passou pelo o que foi conhecido como “dead ball era”. Um dos principais pontos de caos nesta época era o fato da bola de jogo ser cara, tipo, bem cara, custando cerca de U$ 3 na época (cerca de U$ 43 no dinheiro de hoje) por bola! Isto significa que as bolas precisavam ser usadas até praticamente estourarem, estando em jogo mesmo quando completamente deformadas e assim, a aerodinâmica da bola mudava completamente e os rebatedores não conseguiam acertar a bola direito. Como resultado, os jogos ficavam meio chatos para o público geral pois os pontos eram difíceis de serem conquistados.

Em 1919 o mundo do baseball virou de cabeça para baixo! Estourou um escândalo da World Series daquele ano onde 8 jogadores da equipe do Black Sox (hoje o Chicago White Sox) foram processados acusados de manipular o resultado do jogo em um esquema de apostas. Mas a gota d`água desta era negra para o esporte foi a trágica morte do Ray Chapman do Cleveland Indians e assim forçando a mudança de uma série de regras do jogo.

As décadas de 20 e 30 trouxeram uma nova vida ao baseball e também marcou uma nova dinastia da liga, a do New York Yankees. O time da Big Apple ganhou 8 das 11 World Series que disputou e tinha ninguém mais e ninguém menos que Babe Ruth (simplesmente um dos maiores jogadores que o esporte já viu, tipo o Pelé do baseball).

A Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial aumentaram o complicômetro no esporte. Na década de 30 apenas dois clubes registraram lucro e até os principais jogadores tiveram que aceitar cortes em seus salários. Se a situação dos clubes estava ruim, as  do público era um tanto pior. O preço de um ingresso para o jogo era cerca de 10% do salário médio, pesado para o público de um  país que passava por uma das piores crises de sua história.

Durante a Segunda Guerra o baseball sofreu mais um pouco, cerca de 500 atletas profissionais foram para o exército. Considerando as condições adversas, jogadores que normalmente não teriam oportunidade de participar na liga profissional  passam a ter uma chanche,  atletas como Pete Gary, jogador de um braço só. Os anos 40 também foram históricos pois Jackie Robinson, mesmo com muitos protestos da liga, dos times e até dos jogadores do próprio time (Brooklyn Dodgers), foi o primeiro jogador negro da liga.

Após este período de muita dificuldade, os anos 50 e 60 marcaram uma expansão para todo canto do Estados Unidos e até um pouco do Canadá. Um exemplo é o Brooklyn Dodgers se mudando para Los Angeles. Além desta mudança inédita, que levou a liga para a costa oeste, o todo poderoso dono dos Dodgers conseguiu convencer o dono do New York Giants a se mudar para São Francisco (por motivos um tanto quanto egoístas pois se não tivesse pelo menos mais um time por ali o mais próximo do novo Los Angeles Dodgers seria o St. Louis Cardinals 2.500 km de distância).

As décadas seguintes foram gentis ao esporte, com times criados e a liga crescendo em um ritmo constante. Os anos 90, porém, trouxe mais um escândalo para o baseball. Nesta época, praticamente todos os times da Major League Baseball tinham pelo menos um jogador envolvidos em casos de doping. 

Hoje em dia, a MLB vê o seu apelo crescer cada vez mais e busca se internacionalizar. Um dos maiores exemplos desta internacionalizações é o fato da MLB fechar mais uma temporada com a gigante Facebook, que transmite alguns jogos pela internet para o mundo inteiro e renovou com a liga para o ano que vem. Este esporte também faz parte de do crescimento das ligas e esportes americanos na televisão brasileira.

Ainda há muito a se falar deste esporte e desta liga tão tradicional e vou falar mais em posts futuro mas no momento espero que tenha oferecido uma boa visão histórica e alguns dos principais eventos do baseball.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *